Um pouco sobre a tecnologia

Atualmente o sêmen sexado é uma tecnologia que chegou a todas as propriedades e é uma excelente ferramenta para controlar a proporção entre machos e fêmeas no seu rebanho, porém, essa tecnologia tem algumas limitações como uma taxa de concepção um pouco mais baixa se comparada com o sêmen convencional.

Para entender essa limitação devemos compreender como o sêmen sexado é produzido. Ao ser coletado, esse sêmen passa por um aparelho de citometria de fluxo que separa os espermatozoides que vão gerar uma fêmea dos machos com aproximadamente 90% de acurácia, porem esse processo tem efeitos prejudiciais aos espermatozoides.

Além disso, há menos espermatozoides na paleta do sêmen sexado em comparação à paleta do convencional, o que pode diminuir um pouco sua eficiência. Em números, o sêmen sexado tem 70 a 80% da eficiência do sêmen convencional na concepção. Com base nisso é recomendado que a paleta sexada seja utilizada na primeira e segunda inseminação de novilhas nulíparas (que nunca pariram). O sêmen sexado também é usado em matrizes que apresentam sinais claros de estro e alta performance.

Uso e distribuição de sêmen convencional e sexado

Em 2012 aproximadamente 64,4% das inseminações artificiais (IA) eram realizadas com sêmen convencional e 35,3% com sexado. Em 2016 os números se inverteram sendo 35,3% das IA com a paleta convencional e 64,7% com a paleta sexada. Seguindo a mesma linha de tempo, a taxa de concepção era de 56,9% para o sêmen convencional e 47,3% para o sexado no período. Com os dois tipos de sêmen a taxa de concepção subiu entre 2012 e 2016.

Então como melhorar os resultados com o sêmen sexado?

Época do ano

Como se é de esperar nos meses mais quentes a taxa de concepção cai, porém as taxas de concepção com o sêmen sexado decaem mais que as taxas obtidas com sêmen convencional. Isso acontece porque as matrizes sofrem o estresse térmico que faz com que o seu estro tenha uma menor duração e intensidade. A explicação de uma maior queda na concepção com sêmen sexado nesse caso pode ser ocasionado pelo reduzido número de espermatozoides por paleta, além do fato de sobreviverem por um tempo menor no aparelho reprodutivo da fêmea. Ainda foi observado que os embriões de sêmen sexado tinham um desenvolvimento inferior.

Podemos dizer que a janela de inseminação pela paleta sexada é um pouco mais estreita que a paleta convencional, o que requer um manuseio mais cuidadoso e uma maior precisão na detecção do cio.

Idade da novilha

O estudo que utilizo aqui como base nesse artigo relatou que o grupo com idade de 19 meses obteve a melhor média de concepção com sêmen sexado (49,6%), mas não diferiu muito do restante dos grupos que variaram entre 44,4% e 48,6% (média é de 47,3%). Para o sêmen convencional as novilhas com 21 ou mais meses de idade apresentaram 64,6% de taxa de concepção, os outros grupos variaram de 54,8% a 61,2%, sendo a média deles de 56,9%. Os grupos tinham idades entre 12 e 21 meses.

E mais…

A tecnologia do sêmen sexado está evoluindo e cada vez a um ritmo mais rápido, logo teremos sêmen sexado na de qualidade muito próxima ao convencional, e trazendo resultados cada vez mais surpreendentes, mas ainda é bom ficar atento aos reprodutores com índices de fertilidade baixos, e mais importante ainda, possuir um protocolo de inseminação adequado ao seu rebanho e manter sempre as paletas de sêmen bem armazenadas em botijões de qualidade e procedência.